Parvovirose

  • A parvovirose também é uma doença causada por vírus e isto também ocorre por falta de uma boa vacina.

É uma doença que ataca o sistema digestório (estômago e intestino), causando lesões graves e que pode ocasionar hemorragias internas. Daí que um dos sinais clínicos mais comuns desta doença (MAS NÃO SOMENTE DELA!) é a gastroenterite hemorrágica, ou seja, diarréia com sangue.

O detalhe é que esta diarréia com sangue, é escura e fétida. Isto ocorre pelo fato da lesão intestinal estar ocorrendo, muito antes do ânus. Até que o sangue saia, ele sofre ação das bactérias e enzimas intestinais e, consequentemente, sai com uma coloração escura, parecendo nescau (mas que não tem energia que dá gosto!).

Repetindo o que eu disse várias e várias vezes, não basta ver tais sinais e já air dizendo que é parvovirose ou qualquer outra doença. É necessário consultar e realização de exame específico para ter um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais adequado e efetivo.

A situação é que, na maioria das vezes, as pessoas esperam o animal estar com as quatro patas na cova, para ser levado ao veterinário e exige que a gente faça milagres.

Saibam que, cronologicamente, o momento em que o animal exterioriza os sintomas é diferente de quando a doença se instalou e começou a progredir.

O animal com parvovirose, pode ter vômitos e não quer saber de comer coisa alguma.

A desidratação ocorre de forma rápida e muito grave.

O tratamento para a parvovirose não é uma receita de bolo. Existem protocolos, mas deverão ser adequados à cada caso.

Dicas:

  • não economizem em vacina e nem em ração;
  • qualquer mudança no comportamento, leve-o para consulta. Não espere que ele esteja quase morrendo para levá-lo ao veterinário, pois, se for assim avise antes para que o veterinário vista a batina para dar a extrema unção e rezar o pai-nosso.
  • não forneçam medicação por conta própria;

357 comentários para “Parvovirose”

  1. marilda ramos disse:

    olá, adotei dois filhotes de um abrigo animal há dois dias(11/02) eles tem em média de dois a tres meses, e um deles está com diarréia com pontinhos de sangue, não é fétida e lembra cheiro de ração, a ração que estou dando é de qualidade, ela come bem mais não quer beber agua, estou dando soro caseiro com uma colher, é fim de semana e não tem veterinário, tbm não posso pagar uma consulta agora, será que é grave, ela está bem magrinha e brinca pouco. Por favor me ajude a ajuda-la.

  2. guilherme disse:

    ola meu nome e guilherme e em questao da doensa Parvovirose eu ja perdi muitos cachorros ja levei em veterinarios de varios lugares mais nem um cachorro novo sobrevivel dava vasinas mais nao passava nem um soro eu nao sei oque fazer. E tenho uma pergunta para vcs esta duensa Parvovirose tem como ela ficar no quintal?
    E porque quando eu levo cachoro mais velhos com 10 a um ano ele nao da a duensa fica normal .entre em contato com migo vo dechar o o meu hotmail ou msm:
    [email protected]
    obrigada entre em contato com migo pressiso de respostas

  3. Lázara disse:

    meu cachorro teve parvovirose, apliquei injeção 1 ml e meio de Bactrocina 2 x dia(manha e noite)e 1 ml de catosal B12, e dei remédio para vomito (Plasil) ou pode ser remédio injetavel de uso veterinário.
    Obs.: Não forçar comer nada (apenas soro caseiro)
    Meu cachorro tem 7 meses e 5 kg.
    Isso foi muito bom, ele já está bem melhor. Gastei 80 reais, com consulta veterinária + medicação.

  4. Cleane disse:

    Olá a parnovirose realmente é umadoença grave, minha cachorrinha de apenas três meses foi vitima dessa terrível doença, levei-a ao veterinário e acabamos internando ela, pq vomitava muito, e poderia morrer de desidratação, durante 6 dias ela vomitava e colocova sangue nas fezes, não comia nada, ficou o tempo inteiro no soro e recebendo antibióticos para evitar uma infecção generalizada, foram dias de muito sofrimento e mesmo tendo as mimhas esperanças reduzidas a cada dia que passa, até mesmo pelos próprios veterinários, minha cachorinha sobreviveu e hoje está ótima!!! eu não dei as primeiras vacinas, o que possívelmente teria evitado esse sofrimento…não cometam o mesmo erro! abraços

  5. isabel disse:

    Olá, recentemente a minha ninhada de labradores teve a parvovirose, eram 10 filhotes e os 10 foram internados, acabamos perdendo 3 filhotes. Hoje estou com 2 deles em casa, e isso ocorreu há mais ou menos 4 semanas atrás, eles ficaram ótimos e recuperados, porém há 2 dias estou notando que eles vomitaram a ração e tiveram um pouco de diarréia, não sei se é por conta da ração que foi trocada na semana passada, mas tenho medo da doença se repetir. Isso é possível? É possível que eles possam desenvolver novamente o quadro da doença?

  6. bianca disse:

    ola meu cachorrinho da raça pitbull esta 16 dias com parvovirose ja levei no vet ficou enternado por 2 dias e tive q trazer ele pra casa pois a enternaçao e muito cara ai o vet passou antibiotico pra ele mais ele nao quer comer nada so bebe agua a diarreia dele ja mudou d cor nao estar com sangue mais nao quer comer nao sei c ele estar melhorando pois ele so emagrece

  7. GEOVANNA disse:

    a minha cadelinha tem 3 meses e uma semana , ela nao tomou nenhuma vacina ainda e agora ela está vomitando uma agua amarela e está com diarreia pra falar verdade ela nao concegue segurar o cocÔ e ela fica se escondendo nao tem firmeza nas pernas, apresenta um leve anemia , nao comer nada . ela está tomando um soro proprio para cães e uma vitamina chamada (glutamex pet) e eu dei um anti toxico pra ela mais mesmo assim nao melhorou eu estou com medo dela morrer ,o que eu devo fazer . POR FAVOR ME AJUDEM EU AMO MUITO A MINHA CADELA E NAO QUERO PERDER ELA POR NADA NESSE MUNDO PRECISO DE UMA SOLUÇAO RAPIDA … :( :( :( :(

Deixe um comentário