“Tartarugas”

ninja.jpg

Muitas pessoas possuem as “tartarugas” como animais de estimação.

As crianças adoram, acham delicados estes animais e como inicialmente são bem pequenos, passam a imagem de “brinquedos” .

As pessoas adquirem estes animais pensando que não darão trabalho, não adoecem, que o manejo é simples (mas como sinônimo de não precisar de cuidados).

Realmente, eles não latem, nem miam, não urinam e nem defecam pela casa, não incomodam os vizinhos.

Pensam que é só jogar umas folhas de alface e uns grãos de ração e está tudo certo.

Infelizmente, não é tão simples assim. Começando pelo fato de que eles não são tartarugas, eles são cágados (falarei destas diferenças em um outro tópico), ou conhecidos como tigre-d’água.

Normalmente, as pessoas colocam estes cágados junto com outros peixinhos e acham uma lindeza, um convívio pacífico. Estão totalmente enganados! Depois de uns tempos, percebem que os peixinhos estão sumindo e as “tartaruguinhas” estão crescendo. Isto ocorre pelo fato delas serem carnívoras. Então, ocorre o “desencanto” e muitos destes animais são abandonados ou até mortos.

Na realidade, estes cágados crescem durante toda sua vida, precisam de espaço, ter um local apropriado e bem parecido com o ambiente natural de onde são provenientes.

tigre-dagua1.jpg

tigre-dagua.jpg

A alimentação pode ser feita com produtos comerciais (prontos para uso) e com alguns tipos de verduras.

É bom saber que eles podem transmitir doenças para as pessoas através das fezes. Portanto, muito cuidado ao manipular a água na hora de fazer a limpeza.

20 comentários para ““Tartarugas””

  1. nOSSA ADOREI O POST. VOU COPIAR E COLOCAR N MEU BLOG POIS É JUSTAMENTE SOBRE O FATO DOS ANIMAIS N SEREM BRINQUEDO E AS PESSOAS ACHAM Q PODEM SE LIVRAR DELES…. AMEI PRINC/ POR N TER ESCRITO SOBR TARTARUGAS E EU Q TIVE SONHO DE TER UMA ACABEI POR PERDE-LA POIS N SABIA CUIDAR CORRETAMENTE!

  2. Dr. Luiz Fernando Sabadine disse:

    Rosanne, a responsabilidade não é das crianças e sim dos pais que não orientam e não educam, desde cedo, o significado da posse responsável!
    Muitos destes répteis sofrem de carências vitamínicas, sofrem com a temperatura inadequada da água e, portanto, não se alimentam direito, sofrem com quedas ao serem manipuladas inadequadamente e acabam fraturando o “casco”.

  3. ola dr luiz!!!! escrevi no meu blog e direcionei o llink para ca!, na verdade comprei uma tartaruga de um cara na rua, comercio ilegal e arrumei um local q eu julguei estar perfeito, mas era inadequado e logo virou tv para eus caes, q bastava um descuido e ja a carregavam na boca! com o tempo deixei a tampa da caixa de plastico com furos todo o tempo fechada e ele quase n pegava sol…conclusão o casco amoleceu e ela parou de comer, fiquei arrasada e jurei nunca mais ter um animal desses na vida.
    uma vez li em uma revista sobre habitos japoneses e q como o tai-chi -chuan existiam os baseados em movimentos de tartarugas então pensei pq n ter uma e observar quem sabe aprendo com ela…..aprendi a n fazer isso nuncaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

  4. Dr. Luiz Fernando Sabadine disse:

    É verdade Rosanne, estou escrevendo um tópico para falar justamente sobre este problema do casco….
    abraços!

  5. ana clara disse:

    eu tenho uma tartaruga e sei de tudo issso,mas não sabia que trasmitia doença!!

  6. anderson disse:

    eu tenho um cagado q naceu em 06/02/09 e coloquei ela em um aquaterrario com “pedrinhas” mas notei q ela começa a mordes estas pedra e estou preucopado o q devo
    fazer?

  7. lilian doretto disse:

    oi adorei o site tenho uma pergunta tenho uma tartaruga tigre d;agua so que minha cachorra pegou ela e mordeu o casco ela feiz um furo gostaria de saber se tem algum problema pois meu flho é muito apegado na tartaruga sera que ela vai morrer por favor me responde logo pois ja estou aguniada a tartaruga é pequinininha obrigado.

  8. Dr. Luiz Fernando Sabadine disse:

    Voce precisa levá-la imediatamente a um veterinário que cuide de animais silvestres..
    esta abertura no casco é portaaberta para infecção bacteriana e que pode realmente matá-la, ok…
    Leve-a o quanto antes para realizar a restauração deste casco!
    Atenciosamente

  9. nelson disse:

    ola eu sou a noemia patricia e eu fiquei apavorada quando me dei de cara com uma tartaruga ninja ela quase que me matou de surra adeus.

  10. Carlos disse:

    Gostaria de saber mais sobre transmissão de doenças. É perigoso manipular a água delas, eu faço TP uma vez por semana, quais riscos estao envolvidos ? Obrigado, Carlos.

  11. gabriel disse:

    bom eu tenho um cágado, só q eu ñ sei q tipo de verdura posso dá a ele!!! E quanto tempo eu tenho q deixa ele no sol!! eu tambem deixo ele fora da água, mais ñ sei si pode e si pode quanto tempo pode fica? Obrigado por tudo….

  12. vitor disse:

    ja tive duas tartaruguinhas bem pequenas igual da foto o macho morreu pequeno e a femea está até hoje esta crecendo cada ves mais esta quase igual a da segunda foto

  13. sandra disse:

    oi,gostaria de saber se para ter uma tartaruga tigre é necessário obter autorizaçao do ibama?

  14. martina disse:

    Olá
    eu tenho 3 tartarugas,duas são muito esfomeadas e a outra é um bebezinho.
    Minha mãe queria saber se as tartarugas
    transmitem algum tipo de doença.
    E dai vim na internet ver sobre isso.

  15. Nathalia alves correia disse:

    tenho uma tartaruga que faz 1 semana que esta andando muito devagar e com dificuldade,parece fraca,e não come se não der na boca dela.Ela é uma tartaruga terrestre,e tem uns 20 anos que esta com minha familia.

  16. Renan disse:

    minha tartaruga esta vomitando e muito…..ela so vomita agua e camarão (comida comercializada) oque sera que pode ser e oque devo fazer desde ja obrigado

  17. Fran disse:

    Oi eu tenho um cagado ou seja o Tigre Dagua , eu queria fazer uma perguntas , eu queria saber oque ele come , se posso colocar ele dentro de aquarios com peixes pra ele se alimentar e viver ali dentro do aquario, apenas no aquario , ou não ?

  18. Entrem no meu blog e tirem suas duvidas, tudo sobre o mundo das tartarugas ! http://www.vidadetortuga.blogspot.com.br

Deixe um comentário