Cães e gatos “paralí­ticos”

idoso.jpg andador.jpg

Em um certo momento, você observa o seu animal de estimação arrastando os membros posteriores (a “traseira”) como se fosse um deficiente fí­sico.

Há várias causas para que isto ocorra: nutrição, raça, ambiente, trauma, genético/hereditário etc.

A questão fundamental sempre será: Vale a pena? Vou gastar tudo isto e no final ele morre…quanto tempo de vida ele tem? Vai sofrer pra depois morrer? Cirurgia custa caro e ele tem pouco tempo de vida…

Tais problemas são mais comuns em indiví­duos idosos…Não é melhor sacrificar, já que ele vai morrer de qualquer jeito?

pipa1.jpg

Sinceramente, não tenho a intenção de dar respostas que somente Deus pode dar: quando vai morrer, se tem somente pouco tempo de vida, entre outras.

pedrinho.jpg

O objetivo deste tópico é mostrar que uma situação que não tem solução, deixa de ser um problema!

No caso da paralisia dos membros posteriores ou anteriores, há como fazer com que eles possam ter uma qualidade de vida aceitável.

boxer250.gif

Existem “carrinhos”( o termo correto é: aparelho de fisioterapia e/ou de transporte) que irão fazer o papel dos membros que estão impossibilitados (momentaneamente ou indefinidamente).

Eu sempre digo: Não me interessa quanto tempo de vida ele terá!

O importante é dar a melhor qualidade de vida possí­vel,  enquanto ele estiver vivo. Se no final ele morrer (e eu garanto que este dia chegará), pelo menos não terá sofrido .

Tags: , ,

216 comentários para “Cães e gatos “paralí­ticos””

  1. Regina disse:

    Oi doutor, estava vendo seus trabalhos e quero pedir sua orientaçao se puder me dar. Eu tenho uma gatinha, ela foi abandonada prox a minha casa, resolvi adota la, tenho uma cachorrinha tambem a kelly, ensinei a kelly e as duas se dao como irmãs. A Priscila minha gatinha, ela fraturou a coluna/costas a uma semana, ela tem hj uns 7 meses mais ou menos, levei ela ao veterinarios ja duas vezes, foi feito raio X para ver se ela quebrou alguma parte, pq ela senti dores, se eu pego ela no colo por ex, senti dores, no raio X nao saiu nada, graças a deus, nao quebrou nenhum ossinho, mas senti dores na coluna, o veterinario disse que ela devi ter machucado um menbrozinho prox a coluna, onde vem essas dores, e que devemos fazer um tratamento para aliviar as dores e curar. Me receitou o Acedium, ai doutor esqueci como se escrevi, acho que é assim ou Azedium, é para dores inflamaçoes, sabe, mas ela ainda senti dores, nem posso pega la no colo, pq senti dores, e principalmente se sua bixiga estiver cheia, ou a barriguinha, ela nao ta fazendo xixi normalmente, nao consegui fazer xixi tudo de uma vez, pq a cintura dela para baixo, ficou meio imovel, mas o veterinario disse, e é verdade pois eu vejo que ela move as perninhas, se a gente puxa, ela responde, mechendo as perninhas, mas nao esta mais andando, esta se arrastando, o veterinario disse que é devido a dor, inflamaçaozinha que ela devi ter na regiao e que impedi dela fazer os movimentos, pela dor ela tem medo de mecher as patinhas traseiras. Ela quando ta com a bichiguinha cheia, eu fico aguniada, pq se eu toque, ela chora de dor, o que eu faço e ficar fazendo massagem, para ver se ela solta um pouco mais do xixi, ela ate solta, mas é bem pouquinho. Queria saber doutor se o senhor sabe algo que eu posso fazer em casa, para ajuda la a eliminar o xixi nesse periodo que ta com dor. Sabes alguma tecnica que eu possa ajudar ela a fazer xixi? seja eu fazendo pressao ou algo que estimule a fazer xixi? e para as dores, o que posso fazer alem de dar o remedio Acedium, estou dando o de 0,5 sendo 3 comprimidos, por dia, para as dores dos membrozinho dela, o que posso fazer alem de dar esse remedio para aliviar sua dor?
    por favor, sofro com ela, pq ela ta sofrendo, e queria ajuda la mais

  2. Dr. Luiz Fernando Sabadine disse:

    Não sei o motivo de dispender tempo em aprovar tais comentários……sério mesmo!

    mas enfim…tá aí!
    Teve êxito no seu objetivo…..

    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    Meu…querer parecer ser leigo ao escrever como um analfabeto ou semi-analfabeto…rsrsrsrsrsrs…é ser muito lúdico!

    Ou então….é uma forma indireta de tratar pessoas leigas como analfabetas ou retardadas mentais.
    E isto, ao meu ver, é uma baita falta de educação!

  3. Dr. Luiz Fernando Sabadine disse:

    Acedium…..azedium….rsrsrsrsrsrsrsrsrs…..se não sabe o nome corretamente, liga pro vet que prescreveu, releia o receituário..mas não projete na tele do computador, o que possui na cabeça…de camarão!

    rsrsrsrsrsrs

    Vcs são muito divertidos…sarristas….e se acham espertos…..

    veterinário é bicho besta mesmo, né!? rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  4. Andreia Germano disse:

    teste

  5. cristina disse:

    OI! TUDO BOM! FIQUEI SURPRESA AO SABER QUE CACHORROS TEM DIABETES, HÉRNIA DE DISCO E ENTRE OUTROS TRANSTORNOS. NÓS FICAMOS TRISTES, PORÉM, NÃO NOS DESANIMANOS, O NOSSO HÉRCULES, VAI VOLTAR A ANDAR E PULAR COMO ANTES. QUERO SABER SE DURANTE O PERÍODO DE RESTABELECIMENTO, O CACHORRO PODERÁ ADQUIRIR ALGUMAS REAÇÕES ALÉRGICAS, A MEDICAÇÃO OU ATÉ MESMO, MANCHAS PELO CORPO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.

  6. Maria disse:

    Tenho um cachorro de 6 meses um Shith Zu que tem má formação na coluna. Ele tem uma vertebra entre os espaçamentos da coluna. O veterinário indicou uma cirurgia onde será aberto uma “janela” que segundo ele deixará os nervos com mais espaços e o cachorro não sentira mais dores. Ele tb irá operar pq tem um cisto dermoide e dará um ponto na hérnia. Está correto?

  7. Julio disse:

    Olá eu e minha esposa temos um gato pelo curto com 5 anos de idade no último mês ele começou a apresentar uma perda de pelo excessiva e prostração além do normal, mesmo com o calor do verão achamos que estava estranho, mas como comia normal e tomava água resolvemos aguardar, ai ele começou a caminhar arqueado, levamos imediatamente para o veterinário que fez um raios-X e deu o seguinte laudo:
    - Diminuição do espaço intervertebral entre a 10ª e 11ª vértebra torácica.
    Como o veterinário não tem muito conhecimento nessa área gostaríamos de achar um especialista em ortopedia veterinária que nos desce alguma luz, pois minha esposa está muito triste e por isso resolvi correr atrás de alguma ajuda, se vcs puderem me dar alguma mão fico grato. Moramos no interior do Rio Grande do Sul e não sabemos como procurar um especialista no assunto. Grato

  8. Juliana disse:

    Oi! Bom Dia sou do RS…
    Ontem de manha, meu cachorro foi atropelado ele tem quase 4 meses..
    Eu Vi o acidente acontecer..juntei meu cachorro do chão e levei ele até uma cidade proxima daqui, pois aqui não tem uma clinica Veterinária..
    quando peguei ele, ele estava babando muito,e estava saindo chichi com sangue e as patinhas de tras ele n mexia..
    A veterinária o ezaminou, e me disse que ele tinha quebrado uma patinha a do lado esquerdo, e ela estava preocupada com o sangramento na urina e a baba era por causa do susto…
    Ele está na clinica, ligue hj de manha para lá e ela falou que ainda imobilizou a patinha, e que ele poderia ficar manco.. o.O
    ASerá que eu devo tracar de veterinaria?
    estou preocupada..

  9. Andréa disse:

    Meu cachorro SOLE MIO, há tempos sente dores do nada, há uma semana para cá, ele grita de ensurdecer !!!é muita, muita dor e depois dele ter ficado num veterinário por 3 dias, desisti, e acho que o levarei para a USP, é o jeito até lá me ajudem, o que possa ser isto? o veterinário acha que é uma inflamação cevical, ele por 3 dias tomou varias injeções de anti-inflamatórios e anti-bióticos, ñada de alguma melhora sequer, ele não bebe não come desde então e hoje ele comeu um poco com muuuita dor,nestas crises na hora eu penso até em sacrifício, mas não sinto que ele queira desistir, então passo o dia esperando a proxima crise de dor dele, me ajudem por favor!!!!!!!! obrigada

  10. Márcia disse:

    Olá…hoje faz 6 dias que meu gato pulou de terceiro andar ao brincar… fiquei desesperada, levei até ao hospital veterinario, ele estava sangrando pelo nariz, e tinha fraturado a coluna, estava em estado de choque,foi un dos piores momentos da minha vida.. tiramos rx.. os orgãos internos estava ok.. mas a coluna toracica.. não… foi horrivel.. no dia seguinte no periodo da tarde.. a veterinária me disse que não haveria jeito a não ser sacrificar ´porque ele não iria fazer suas necessidades fisiológicas sozinho… gente foi horrivel, ele estava medicado sem dor, estava lindinho.. mas as patas não se movia… foi uma decisão dolorida.. mas era o melhor a fazer…. hoje tento não pensar no assunto porque sofro ainda muito e penso, será que foi uma decisão certa a tomar??

  11. Tatiana Silva disse:

    Oi Doutor, há uns 18 dias uma gata da rua onde eu moro teve cria de um filhote. O filhote já está com o olhinho aberto, mas não consegue andar direito, ele anda com as perninhas meio que esticadas.Ele não consegue juntas as patinhas. Disseram que eu deveria colocar as patinhas na forma normal e amarrar, para voltar ao normal. Doutor o que o senhor me recomenda, devo fazer isso ? Obrigada !

  12. Dr. Luiz Fernando Sabadine disse:

    Tatiana, boa tarde!
    Eu não recomendo vc seguir esta orientação!
    Recomendo que vc produre um médico veterinário para avaliar a situação deste animal.

    Atenciosamente

  13. Lorena Freire disse:

    Oi Dr.
    Me chamo Lorena, e tenho uma cadela poddle de quase 11 anos, há 2 meses ela começou a apresentar dificuldade para se levantar (pensei que fosse natural da idade), assim sem que fosse algo grave. Depois de 2 semanas que vi que ela estava sentindo dor, levei ao veterinário, e passou predinosona, o qual ela melhorou 100% durante do tratamento. Logo que acabou o tratamento, ela voltou a ter dificuldades, então no dia seguinte ela passou a gritar de dor, levei ao vet. novamente e ela disse que a única coisa que poderia ser feita era amenizar a dor, então começei a procurar sobre isto, e vejo que há cirurgias para o tratamento da coluna, entre as vertebras. E tambem que é preciso o exame de mielografia. Porfavor me fale o mais rápido possível sobre estes casos, e se existem muitas dificuldades para esta cirurgia. Sou de Fortaleza-Ce e tenho medo de aqui não ter esta cirurgia.

  14. sonia disse:

    meu cachorrinho precisa urgente de uma cirugia de hernia de disco .não posso paga .ele tá sofrendo muito por DEUS
    Dr. Luiz Fernando Sabadine me ajúda . não sei mais onde pedi ajúnda .DEUS MEU CACHORRINHO GRITA DIA E NOITE DE DOR.ME RESPONDA LOGO

  15. Denise disse:

    Dr.em dezembro minha cadela teka de 1 ano teve sinomose e esteve desenganada, levei em 3 veterinários todos disseram que era muito raro um cachorro nas condições dela se salvar, ela não comia, não bebia, aboca ficava batendo os dentes e espumando dava prá contar os ossinhos dela de tão seca q ficou as pessoas achavam q era maus tratos de tão mal q ela estava, aprendi a dar injeção e gastei horrores de dinheiro sem ter condições de gastar, não tive natal nem ano novo mas ela está aqui do meu lado, ela come ela bebe ela não ficou com nenhuma sequela, 2 dos médicos que a viram novamente não acreditam q é a mesma cadela, mas faz 1 semana e meia q ela começou a ter dificuldade de levantar, está piorando as vezes ela está caminhando e para no meio do caminho e senta, as vezes ela não consegue levantar e se arrasta, mas depois q levanta ela caminha, a veterinária mandou aguardar, axa q pode ser sequela da sinomose, mas q já tomou tanto remédio q é bom esperar um pouco, mas eu choro de tristeza de ve-la assim, o sr pode me ajudar?por favor?agradeço muito. abraços

  16. isabela disse:

    ola Dr Luiz, minha cachorrinha da raça lhasa apso sofreu um acidente ,ela sentiu muita dor,ela nao consegue mexer e nao sente as pernas traseiras,mas ela mexe o rabinho…nao entendo .ela pode voltar a andar?sera uma fratura na coluna ou comprimidas?estou desperada.

  17. Tatiana disse:

    Olá..pelos comentários que li….existem alguns parecidos com o meu…tenho um cão pastor….e esta com 11 anos…e ele esta com esse problema de paralisia nas patas trazeiras..nao sei o que fazer…pois o pai dele tb teve esse problema….e na epoca levei em alguns veterinarios que falavam que era da idade etc…pediram ate para bater uma radiografia, mas fiquei com medo..pois o cao da minha amiga faleceu logou apos a radiografia…..esse meu cao que esta com 11 anos..ja fez varios tratamentos com antiinflamatorios como carprofan….rimadyl e ate cortizona..que acabou com o estomago do cachorro…pois quando fez o tratamento com cortizona…ele tomava o shantinon..para o figado e ranitidina para o estomago…e mesmo assim nao adiantou…deu hemorragia….era sangue para todo lado…hj sempre o coloco na cadeira de rodas que havia comprado para o pai dele..que faleceu com o mesmo problema….e depois que o tiro da cadeira ele nao anda mais…so tenta se rastejar….continuo dando um antiinflamatorio..devido as dores…e o condroton…mas gostaria de saber se tem alguma solução….
    abraços….

  18. Grasielen disse:

    Boa tarde,Dr. Luiz Fernando Sabadine, eu tenho um cachorro poodle que sofreu um acidente de carro e quando fui pegar ele vi que ele não estava se arrastando, pois não conseguia andar com as patas trazeiras.
    Levei em um veterinário e ele falou que tinha que tirar um raio x e receitou um remédio pra tirar a dor. Só que ele deixou meu cachorro em casa, então achei melhor levar em outro pra ver se ele falava a mesma coisa. Levei ele na Uel daqui de Londrina e já enternarão ele pra fazer os exames necessários. Falaram que ele quebrou a coluna em duas partes e ele não estava conseguindo fazer fezes, xixi ele fazia mas sem sentir. Perguntaram se nós não queria sacrificar ou fazer uma cirurgia, pois ele não vai conseguir andar mais. Nós opitamos por fazer a cirurgia, mas a veterinária falou que é arriscado por causa da idade dele. Nós amamos muito ele e tenho uma filha de 5 anos que fica perguntando por ele o dia inteiro e eu não mais o que fazer. Gostaria de saber sua opinião sobre meu caso? obrigada.

  19. Danyelle disse:

    olá Dr.

    Minha cachorra Agata (Lhasa Apso) de um dia para outro, fico paralítica das patas traseiras, levei no veterinario e o mesmo disse que ela não voltaria mais a andar e pediu para que eu comprasse o carrinho com rodinhas…
    Levei a Agata em outro veterinário e o mesmo indicou acunpuntura para ela, ela ja fez 3 sessões e esta apresentando ótimas melhoras, como: voltou a sentir o intestino e o xixi.
    Ela não sentia as patas traseiras, o final da coluna e nem o rabo, agora ela ja apresenta sensibilidade em tudo, porém ainda não tem firmeza e coordenação nas patas, vc tem algum exercicio que posssa indicar para ela?
    Ja faço a bicicleta, escovo as almofadas das patas.
    Moro em Curitiba e aguardo uma resposta.
    Obrigada

  20. Ana Claudia disse:

    Boa tarde!
    Recolhemos uma cadela que foi atropelada em frente a casa da minha mãe.Infelizmente não consegui que a adotasse. Levei-a até o veterinário e tratei-a dentro das minhas possibilidades. No entanto, segundo o veterinario, ela sofreu uma lesão na coluna e fica se arrastando. Na minha cidade, existe um Hospital veterinário, mas eles não fazem a cirurgia. Pagar, eu não tenho condições… Vc saberia me dizer se conhece algum veterinário aqui na região de Presidente Prudente – SP que faria essa cirurgia gratuitamente?

  21. Paulinha disse:

    Olá!Sou do RS e tenho um cachorro de 7 anos vira lata.Ele acordou um dia com a pata esquerda da frente dobrada para tras e mancava.Levei no veterinario e ele disse que o cachorro tinha dado mal jeito e que nao tinha o que fazer so dar amalgesico. Mas, nos ultimos dias meu cachorro parou de mexer as pernas de tras tbm e nao levanta, fica o dia inteiro em uma unica posiçao fazendo ali suas necessidades biologicas deitado, so come quando o levantamos. Ele tem 13 kg. Gostaria de saber se ha alguma doença com essas caracteristicas pois nao sei o q fazer mais. =/

  22. Gisele disse:

    Escreva seu comentário aqui.
    Olá, eu tenho uma cachorra que sofreu um trauma na coluna, ela já usa a cadeirinha de rodas, eu gostaria de saber onde posso encontrar roupas especiais para qdo ela estiver fora da cadeira e não machucar as pernas ao se arrastar. Aguardo ansiosa por resposta, obrigado.

  23. Danieli disse:

    Boa Noite Dr.Luiz Fernando
    Sou Danieli de São Paulo e há três semanas apareceu em minha porta uma gata de mais ou menos uns 5 ou 6 meses, acho que é da raça Bombay, com a barriguinha toda vermelha e com o xixi pingando direto, não mexe o rabo que fica arrastando e bem magrinha. Alimentei-a e depois de uma semana fui ao veterinário que prescreveu Meticorten (1/4 do comprimido de 12 em 12 horas) e Liberan (1/2 comprimido de 12 em 12 horas) durante 7 dias, depois prescreveu mais 5 dias de meticorten (1/4 uma vez ao dia) e além disso mandou que eu apertasse a bexiga da gata três vezes ao dia, porque ela apesar de urinar e defecar sozinha retém a maior parte da urina na bexiga e quando aperto a bexiga da gata geralmente sai bastante xixi.
    Após o tratamento ela não apresentou novidades e a veterinária disse que ela ficará dependente de mim para o resto de sua vida, porque sofreu uma lesão no fim da coluna!
    Quero saber se pela sua experiência já viu um caso assim e se na sua opinião há algum tratamento ou é mesmo irreversível o caso dela. A gata está espertinha, já ganhou peso e parece bem feliz porque fica ronronando o tempo todo quando chego perto dela.
    Obrigada desde já.

  24. Fernanda Lins disse:

    Minha gata de 1 mes e 15 dias sofreu um acidente domestico e ficou com as patas traseiras sem movimentos no entanto eu não tenho dinheiro pra veterinario nem estou conseguindo encontrar algum lugar que possa atende-la de graça,ao menos ela esta fazendo tudo normal. o que devo fazer?

  25. Dr. Luiz Fernando Sabadine disse:

    Reze..ore pra Deus….tenha fé!

    atenciosamente

  26. alessandra disse:

    Olá…
    Temos uma cadela da raça Dog Alemão que apresentou uma infecção na coluna, primeiramente achamos q ela podia ter machucado a pata, pois o primeiro sintoma foi a cadela começar a mancar, como não sarava começamos a desconfiar que fosse algo mais serio, levamos a cadela ao veterinario em Itu, a cadela fica em uma chacara, esse veterinario nos disse que seria necessario uma cirurgia e que o problema era no sistema nervoso, dai procuramos uma segunda opinião, trouxemos a cadela para são paulo e levamos no hospital da usp la descobrimos que o problema era infecção na coluna e começamos a tratar com analgesicos e antibioticos, só que a cadela não melhora…estamos tentando recorrer para acunputura, mas os preços são muito altos. Por isso gostaria de fazer tres perguntas!!
    vc conhece algum outro tratamento para esse caso?
    Teria como indicar um acunputurista na região de Itu, ou ate mesmo um aqui de são paulo com preço razoavel?
    E se poderia me informar onde posso comprar aqueles carrinhos para cachorro de porte grande??
    Agradeço de coração e espero que vc possa nos ajudar, pq doi de ver o qto ela está sofrendo…estamos tentando!!!
    Obrigadaaa!!!

  27. tony disse:

    gual valor do carrinhos para um linguiça

  28. gisele disse:

    Peguei um cachorro de rua que tinha acabado de sofrer um ataque de um pit bull.A questao é: mesmo nao havendo nenhuma mordida ele nao mexe as patas traseiras, creio que ele esteja paralitico.Nao tenho dinheiro para procurar melhores recursos e tambem nao achei ate o presente momento nenhuma clinica veterinaria que possa somente ajuda-lo.Como posso saber se ele apenas fraturou um musculo ou esta realmente paralitico?O que devo fazer sem tais recursos?

  29. roseane disse:

    oi doutor pety tenho uma cadela que tem 11 meses contraiu A SINOMOSE,SÓ QU ESÓ PERCEBI QUANDO ELA COMEÇO DAR AS CRISES NERVOSAS,E AI LEVEI AO VETERINÁRIO E ELE PASSOU DOIS MEDICAMENTOS exium em comprimidos e 1 ml injetável de Gentatec durante 10 dias,senti melhoras nela pois ela já come ,não dá crises nervosas,olho está quase seco,mas hoje 28/05 ela começou a babar muito é normal,estou muito preocupada.

  30. liliana disse:

    boa tarde, tenho um cao rotweiller de 5 meses, que smepre brincou e andou bem. De repente, notei que ele desiquilibrava-se e nao se aguentava das patas de gtras. Quando esta a andar ou a correr, as vezes, cai. Gostaria de saber o que se passa., porque estou preocupada. Ele nunca caiu e foi de repente.
    Obrigada.

  31. Leonardo disse:

    Minha Golden Retriever de 8 meses foi atropelada ontem. Ela não mexe as patas traseiras, está só deitada…não faz coco nem xixi, está segurando desde ontem. O veterinario disse que ela nao tem nenhum reflexo nas patas traseiras e pediu raio x e já adiantou que uma cirurgia custa uns 1500 e naõ disponho deste valor! O que fazer? Se ela nao se curar sozinha, sacrifico?? Obrigado

  32. Luiza disse:

    Escreva seu comentário aqui.
    Ola! tenho um cachorro paralitico, devido a um atropelamento, ele fraturou a coluna, foi muito dificil pra mim, pois todos pediam pra que sacrificasse ele, mas nunca desisti dele, e ele ta comigo ate hj, mas não tenho condições de comprar aqueles carrinhos, pra ajudar na movimentação, e isso é muito doloroso, pois ele se arrasta e se feri, e se cansa muito tambem, ele faz suas necessidades, mas sem controle da urina e das fezes, sua urina é muito forte…Alguem pode me ajudar, o que posso fazer pra tornar sua vida mais confortavel?!!
    Grata!

  33. Priscila disse:

    Olá, minha gata engravidou e os filhotes dela ficaram pendurados assim durante horas, ai tiravamos e saiam todos mortos. Minha mãe ia Castrar mas ficou com pena e esperou ela engravidar denovo, sendo que dessa vez nasceram dois filhotinhos , um macho e uma femea. Mas já se passaram 1 mês e os filhotinhos só se arrastam , só tem força nas patas da frente, as de trás eles não conseguem firmar no chão. Gostaria de saber se seria por causa do problema daquela gravidez que ela teve e abortou e se o problema tem cura, estamos muito chateadas com isso, pois dá muita pena vê os bichinhos tão lindinhos se arrastando pelo chão.
    Aguardo ajuda, muito obrigada.

  34. Jairo disse:

    Procurei esse site hoje(22//06), para relatar o que aconteceu c/ o meu cachorro…sábado(19/6) a tarde ele estava meio triste coisa rara, e domingo(20/6) ele estava choramingando mas andava normalmente porém não pulava tanto…mas ontem amanheceu com as patas traseiras paralisadas, levei ele no veterinário p/ fazer Raio-X, pq achei que ele havia sido atropelado, mas no Raio-X não apresentou nenhuma fratura a veterinária disse que houve uma compressão na coluna e receitou um comprimido chamado de prednisona p/ dar de 12 em 12hrs e que ele só vai apresentar uma melhora daqui a 10 dias..a pergunta é : isso é comum nos cachorros? ele não tem raça definida é uma mistura de cofap ele é baixinho e cumprido e bem parrudo e muito ativo, inquieto, vivia correndo, pulando mas agora da dó de ver ele se arrastando…o que devo fazer se ele não melhorar? pq eu não tenho condições para pagar uma cirurgia se é que é o caso dele…Por Favor responda Doutor!!
    [email protected]
    Jaraguá do Sul- SC

  35. Vanessa disse:

    Boa noite Doutor Luiz Fernando,
    Tenho uma cocker mini que está com calcificação entre duas vertebras da coluna, começando a encostar na Medula e com isso parou de andar com as patas traseiras. Estou com muita pena dela pois tem só 7 anos e quer fazer tudo que sempre fez, correr, latir, fazer festa e tudo mais. Ela continua alegre e se locomove arrastando as patas traseiras. Quando ela parou de andar levei a uma clinica para fazer um RX e me disseram que talvez com acupuntura ela voltasse a andar. Nesse último mês ela fez acupuntura a laser uma vez por semana, está sem dor mas não anda. Levei-a então à uma Universidade aqui em SP e lá me indicaram fazer uma Mielografia e possivelmente uma cirurgia. Infelizmente a Mielografia é muito cara então gostaria de saber se esse exame é mesmo necessário e se há alguém aqui em SP que vc possa me indicar. Me falaram que a cirurgia é perigosa e o pos-cirurgico é bem delicado e até mais complicado pois ela não poderia se mexer. Estou sem saber o que fazer, por isso peço que me aconselhe. Como vc conseguiu fazer reverter a situação do caso que vc citou no Comentário 12? Aguardo resposta. Grata. E parabéns pelo trabalho e dedicação…

  36. Dr. Luiz Fernando Sabadine disse:

    Bom dia, Vanessa.
    Coloquei vc em contato com o colega de São Paulo.
    espero que ocorra tudo bem!

    Atenciosamente

  37. Margarete disse:

    Escreva seu comentário aqui.
    Tenho uma cachorrinha de nome luna da raca teckel, a dois meses ela lesionou a coluna descendo de um sofa, ficou um mes paralisada das 4 patas, ja fazem dois meses que ela esta paralizada somente das patinhas de tras, o veterinario que esta cuidando dela disse que agora seria caso de cirurgia, como moro fora do pais, e na cidade que vivo nao tem especialista para fazer cirurgia, estarei indo para o Brasil agora no final do mes e gostaria muito de saber de algum especialista que possa atende-la, estarei indo para Goiania.
    Gostaria muito que o Sr. possa estar me indicando alguem.
    Fico no aguardo e agradeco desde ja a tencao.
    Sds.

  38. Cibele disse:

    Minha cadelinha da raça Daschund estava brincando ontem quando escorregou e caiu no meio da sala ja com muita dor e com seus membros inferiores paralisados. Gostaria de saber se existe alguma possibilidade dela voltar a andar. Estou desesperada ela tem apenas 5 anos e é muito vivaz, adora brincar…preciso encontrar uma solucao. Ela está internada num hospital que não nos posiciona o que aconteceu de fato…Faço qualquer coisa pra ver minha cadelinha correr e pular de novo. Sou de São Paulo, você conhece algum especialista aqui nesse tipo de trauma. Obrigada

  39. vanessa de jesus borges machado disse:

    DR.Pet, estou muito desesperada tenho um cachorro da raça rottwailer ele só tem 4 meses, ele estava comendo tão bem que eu não o que aconteceu, será que é da ração meu pai está dando ração de adulto, e agora saiu uma ferida no rabo dele para ajudar e ele está triste o que pode ser isso, o veterinário olhou e falou que era uma infecção, e passou três injeção antiflamatória para dar me ajude eu não quero perder o meu cachorro,será que foi porque cortou o rabo dele que aconteceu isso.

  40. cristina disse:

    gostaria de saber onde fica o endereço do hospital veterinario que uma moça ” solange” comentou. Sou de fortaleza e estou indo a sao paulo para realizar uma cirurgia em um shih tzu com hernia cervical c3 e c4 ,e gostaria de levã lo neste hospital que ela sem refere em guarulhos
    desde já obrigada e fico no aguardo.

  41. tracy lima disse:

    oi eu tenho um casal de gatos só que gatinha paralisou a parte de tras ela arrasta eo gato ta começando a ficar duro se paralisar eles tem 4 mês eu levei eles no veterinário ele disse que eles tão atrofiados.ela se a firma só duas patas da frente a tras ela arrasta eu não tenho dinheiro pra pagar a cirurgia o sr.pode me orientar o que devo fazer para ajudar eles?eles sofrem calados.

  42. Boa noite!
    Estou com vontade de adotar um gatinho de rua, ele tem uma pequena infecção no olho, gostaria de saber se é muito caro para cuidar disso?? E o que devo fazer, quais vacinas devo aplicar nele para poder tê-lo em casa???
    Obrigada e Parabéns pelo espaço, adorei seu trabalho!!!

  43. Dr. Luiz Fernando Sabadine disse:

    Bom dia, Wayne.
    Não há como eu saber o custo para tratar desta “pequena” infecção no olho.Vai depender que tipo de “pequena infecção” é, acometimento de outras estruturas, etc…causa de base, enfim…
    Os manejos são: realizar consulta inicial, vacinações, desverminações, castração, alimentação adequada, ambiente adequado, etc…
    Agradeço pela sua visita ao petblog. Será sempre bem-vinda.

    Atenciosamente

  44. Paula Diniz Decrescenzo disse:

    Boa tarde!
    Segunda-feira dessa semana estava indo trabalhar quando encontrei com o Marmaduke (cachorro que está abandonado na minha vila faz uns dois meses)e bem na hora que eu passei ele tentou levantar e caiu, começou a latir como se estivesse pedindo ajuda, continuei e pensei…MEU DEUS…eu preciso ajuda-lô. Não fui para o trabalho e começei a correr atrás de um Veterinário para ver oq ele tinha, mas ninguém podia buscar…consegui a Veterinária da minha vila, depois de um tempinho ela veio até o Marmaduke e medicou ele na rua mesmo, como ele é um pouco bravo, foi complicado…ela disse que poderia ter sido uma pancada…no dia seguinte ele piorou, já não andava mais…corri atrás de um lugar para internar e cuidar…só consegui ontem!
    Estou muito preocupada, pois ele não anda, não comi direito, o veterinário disse que pode ser cinomose…enfim, não sabe bem ao certo, mas ele está cuidando e lutando pela vida dele.

  45. Catia disse:

    Bom dia!
    Doutor,
    Tenho uma vira-lata de aproximadamente 12 anos. Ela já passou por 3 cirurgias no abdomen relacionadas a um tumor e 1 ano e meio de quimioterapia e muitos exames. A última cirurgia não permitiu que o tumor fosse totalmente retirado. Então resolvi não sacrificá-la mais com a sessões de quimioterapia que a deixavam muito debilitada, e ela vem passando bem nos últimos 6 meses. Ocorre que nas últimas semanas ela vem tendo fraqueza nas pernas traseiras. Ainda anda, mas cai com frequência. Se for o caso, vou adquirir um aparelho. Gostaria de uma indicação de um veterinário em São Paulo-capital, experiente, pois a veterinária que a acompanha é mais voltada para oncologia, e não tem consultório, e não quero que ela sofra mais com tratamentos inadequados. Também preciso de alguém experiente que possa recorrer quando tiver que levar meus outros 6 bichinhos igualmente recolhidos da rua, e que amo muito. Obrigada e parabéns pelo seu trabalho.

  46. Dr. Luiz Fernando Sabadine disse:

    Catia, boa tarde.
    Encaminhei seu pedido à uma lista de veterinários…creio que alguém irá te contactar.
    Boa sorte e depois conte-nos como foi a experiência, ok!?

    abraços

  47. julia disse:

    PRECISO DE AJUDA MINHA CACHORRA FOI ATROPELADA A SEIS MESES ATRAS, NO INICIO ACHEI Q ELA IA MORRE. TODOS FALAVAM P MIM SACRIFICALA MAS NAO ACEITEI E NEM ACEITO A IDEIA.NAO TENHO DINHEIRO PARA LEVALA AO VETERINARIO ACREDITO Q NAO SEJA SO UMA CONSULTA MAS TALVEZ UMA CERRURGIA E TENHO + 4 CAES Q ADOTEI DAS RUAS ;SO COMPREI ANTIFLAMATORIOS E VITAMINAS E ELA SE RECUPEROU MAS FICOU SEM MOVIMENTOS NAS PERNAS E ANDA SE ARRASTANDO ,ELA É UM CACHORRO COMO OS OUTROS SE ALIMENTA NORMALMENTE MAS PRECISSO DE UM CARRINHO PARA SE MOVIMENTAR MAS AINDA NAO ENCONTREI SE ALGUEN SABE ONDE TENHA EM CURITIBA E QUANTO CUSTA :D EIXO MEU EMAIL PARA CONTATO [email protected] OBRIGADA

  48. bruna disse:

    ola por favor me ajuda, me cachorro sempre foi muito assustado e quando levava um susto ele ficava travado, mas depois voltava, no feriado agora ele levou um susto e ficou com as patas traseiras e dianteiras sem forças, nao estao paralisadas pq ele ainda as mexe. ja levei em 3 veterinarios diferentes e ninguem sabe, o que pode ser? repsonde para meu e-mail por favor? obrigada doutor

  49. Joana disse:

    Oi Danielli (123). Eu tenho uma gatinha que depende de mim pra fazer xi e cocô. Isso já faz quase 2 anos e, até agora tudo bem. De vez em quando levo ao veterinário pra ver se a urina está legal, ela já teve algumas infecções por ter ficado sem beber muita água (durante uma viagem num dia de muito calor, mas já viajou muito comigo também) e se arrastar, mas é uma coisinha fofa, minha melhor amiga. Me conte como vai seu bichinho hoje em dia, beijos, Joana.

  50. isabela mello disse:

    Caro Doutor Luiz Fernando,

    Em primeiro lugar, gostaria de saber se o senhor é neuro. A minha cachorrinha sofreu um trauma de coluna que demoraram a diagnosticar. Ela sofreu há uma semana, e só hoje constataram no raio x , pois o primeiro não deu para ver. Até então, eles suspeitaram de cinomose e até de raiva (tive que tomar anti-rábica). Fizeram coleta do liquor e gastei um dinheirão. Fui num hospital semi-público em niterói, da uff, e eles fizeram o diagnóstico correto. Eu gostaria de saber se ela pode voltar a andar. Ela é filhote e tem quatro meses. A fratura foi em L2. Eu realmente estou cheia de pena dela. Gostaria que o senhor me indicasse um bom neuro aqui no rio para poder operá-la.

Deixe um comentário